Negociações
CONSULTE TODOS OS SEUS DIREITOS NO ACORDO COLETIVO DA CATEGORIA
sem imagem

Os trabalhadores aprovaram há um mês o Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026 com a Vale. Depois de um processo de negociações turbulento, com a empresa insinuando propostas que representavam perdas significativas no poder de compra dos salários e dos benefícios socioeconômicos, alcançamos um reajuste de 5%, superando uma inflação em queda, registrada em apenas 4,49% pelo INPC.

A condição econômica do País nos força a um exercício de consciência e convivência com inflação sob controle em índice projetado na casa dos 4%, deixando de viver o desespero inflacionário que tornava os salários rigorosamente incapacitados de acompanharem os preços de produtos e serviços básicos para nosso sustento.


O avanço nas cláusulas sociais de nossos acordos coletivos confirma a sua importância, destacando-se o plano de saúde, reembolsos com educação, auxílios (creche, funeral) e outros, além do extraordinário valor que recebemos anualmente pela nossa Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mantido o limite de até 7 salários.


Muito ainda precisa ser tratado, como ajuste no plano de saúde para credenciar prestadores de serviços, principalmente de profissionais liberais onde temos a falta de hospitais e clínicas para atendimentos especializados. Demonstra também como urgência estabelecer critérios claros na administração de gestão, sobretudo para cargos, salários e processos de promoções, além de rigor contra práticas de assédios morais por alguns chefes, com reiteradas denúncias de perseguições a trabalhadores.


Neste informativo, publicamos um levantamento de fácil consulta dos importantes pontos de nosso Acordo Coletivo com a Vale, com uma tabela que abrange todos os direitos garantidos no plano de saúde AMS.

 

pag

          

[+] Veja mais notícias              Voltar para página inicial