Data base
VALE GARANTE DATA BASE NEGOCIAÇÕES DO ACORDO COLETIVO COMEÇAM DIA 29
sem imagem

O METABASE BH e a Vale se reuniram no último dia 15, quando a empresa entregou ao Sindicato o documento que garante a data base da categoria em 1º de novembro. No mesmo documento fica estendido até 30 de novembro a vigência do atual Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), período em que vão transcorrer as negociações do ACT 2019.

A empresa já agendou a primeira reunião efetiva de negociações para os próximos dias 29 e 30 de outubro, quando as discussões abordarão inicialmente as cláusulas sociais do acordo coletivo.

Os RTs reproduziram nesta primeira reunião as informações que vêm sendo veiculadas pela empresa em rede social, lembrando “a grande dificuldade” enfrentada pela Vale em decorrência da tragédia acontecida em 25 de janeiro. Lembraram que nos próximos dias teremos a divulgação dos resultados operacionais e financeiros do terceiro trimestre e afirmaram que a empresa procura “fortalecer a relação com os empregados”. Pontuaram que, apesar do processo de dificuldade, “não terá reajuste zero” e “não terá PL zero”. Afirmaram que a intenção da empresa será de manutenção das cláusulas atuais com a promoção de alguns ajustes no Acordo Coletivo.

Como o Sindicato vem alertando ao longo destes meses, o foco dos trabalhadores é a manutenção dos empregos e a garantia de direitos, assegurando ainda o valor real dos salários e dos benefícios.

 EMPRESA DESTACA SETE PONTOS A SEREM NEGOCIADOS

Apesar de informar que tratará inicialmente das cláusulas sociais, a empresa destacou que terá “seis pontos” que precisará tratar nas negociações do Acordo:

  • Manutenção da cláusula de adicional noturno;
  • Regulamentação do tele trabalho;
  • Regulamentação de patentes;
  • Rediscussão do “reembolso educacional” e nova regulamentação para a formação de tecnólogo;
  • Regulamentação de horário de trabalho em viagens a serviço;
  • Alteração de prazo para requerer férias;
  • Extensão do direito ao auxílio creche e auxílio babá, de forma a uniformiza-lo para todos os beneficiários
          

[+] Veja mais notícias              Voltar para página inicial