Negociações ACT
CATEGORIA DECIDE SOBRE CONTRAPROPOSTA DA VALE PARA ACORDO COLETIVO 2019/2020
sem imagem

A Vale apresentou aos sindicatos na última terça-feira, dia 19, em Belo Horizonte sua contraproposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020, classificando-a como “final”.

Esta contraproposta veio depois que todos os sindicatos do Grupo Renovação rejeitaram na mesa de negociações duas contrapropostas anteriores.

Desde o início das negociações coletivas, deixamos claro para a direção da Vale que os trabalhadores cumpriram “à risca” com suas responsabilidades e mantiveram total empenho para que as metas de produção da empresa fossem alcançadas, mantendo a sustentabilidade da empresa, e possibilitando-a superar a grave crise de imagem após as tragédias com as barragens, sobretudo a de 25 de janeiro deste ano. Nossa maior preocupação neste acordo sempre foi a de manutenção dos direitos e principalmente dos empregos.

Ao longo do ano, o METABASE BH participou de 38 reuniões com a empresa em que o emprego era o ponto principal da discussão, de forma a proteger companheiros com atividades paralisadas em várias minas e ameaçados pela repercussão da tragédia de 25 de janeiro.

Fomos para as negociações com o firme propósito de garantirmos os direitos conquistados pelos trabalhadores nos acordos anteriores e nos proteger também contra ameaças de reformas trabalhistas implementadas desde o final de 2017 e que continuam com o atual governo.

Nossas prioridades eram, como dissemos, a garantia dos empregos e de todos os direitos, além da recuperação do valor real dos salários. Convocamos todos os trabalhadores para comparecerem às assembleias, agendadas pelo Sindicato, para que a categoria analise e decida sobre esta contraproposta de Acordo Coletivo.

Nestas assembleias os trabalhadores se manifestarão através do voto secreto, impedindo qualquer pressão, convidaremos trabalhadores para participarem do processo de apuração do resultado.

A luta da categoria só é vitoriosa com a participação de todos e com o fortalecimento do SINDICATO.

Sindicalize-se e vamos defender juntos os direitos coletivos. No verso do boletim, apresentamos aos trabalhadores a proposta da empresa, abrangendo as cláusulas econômicas para o Acordo Coletivo de Trabalho.

          

[+] Veja mais notícias              Voltar para página inicial