PLR
Garantido o mesmo modelo que faz justiça no pagamento de PLR
sem imagem

A Vale pagará a PLR a todos os trabalhadores no próximo dia 2 de março. Do valor a ser pago será descontado 50% do salário da época, que foi adiantado da PLR de 2015. Este valor a ser descontado não tem incorporado os reajustes de salários de 2016 a 2019.

O valor de PLR a ser recebido será conhecido após a divulgação do balanço da Vale de 2019,que deve acontecer por volta do dia 20 de fevereiro.

Após negociações com o Sindicato e afastarmos a tentativa da empresa de alterar os fatores que definem o direito dos trabalhadores, o METABASE BH assinou novo acordo com a Vale, preservando o modelo de apuração de resultados para pagamento à categoria pela Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da Vale.

Na reunião com o Sindicato a empresa acenou um quadro de prejuízo financeiro. O Sindicato, no entanto, ponderou que os fatores que desequilibraram a empresa no ano passado não passavam minimamente pelo controle dos trabalhadores, que, ao contrário, estiveram sempre prontos para cumprirmos nossas obrigações e as metas. Não poderíamos admitir que a empresa jogasse sobre os trabalhadores as consequências de ocorrências sobre as quais somos todos vítimas.

Conseguimos manter o modelo de PLR que vem sendo praticado e que é uma conquista da categoria. Este modelo de PLR sofreu vários avanços nos últimos anos, em negociações do Sindicato. Inicialmente era só PR (Participação nos Resultados) ficando o “L” de Lucro de fora. Conseguimos avançar para a PLR e também elevar o teto de pagamento. Este teto era de cinco salários, passando para seis e, em seguida, para sete salários. Também conseguimos avançar na definição do gatilho, que garante o pagamento aos trabalhadores. Com o tempo, conseguimos eliminar todos os fatores sobre os quais os trabalhadores não têm controle ou responsabilidade, decisões gerenciais e de gestão da empresa, como, por exemplo, algum prejuízo com investimentos.

O modelo atual garantiu que as duas últimas PLRs alcançassem o teto, mesmo na PLR que recebemos em março de 2019, que representava os resultados operacionais e financeiros de 2018, mesmo depois das graves consequências resultantes da tragédia de Brumadinho.

Garantimos a manutenção deste modelo como algo que vem premiando o esforço dos trabalhadores para atingir metas, impedindo que volte a acontecer PLR zerada, como aconteceu em 2015.

          

[+] Veja mais notícias              Voltar para página inicial