Negociações ACT
CATEGORIA DECIDIRàPROPOSTA PARA ACORDO COLETIVO DE TRABALHO
sem imagem

Nos próximos dias 17 e 18 de novembro, o METABASE-BH realizará assembleias em todas as suas bases representadas na Vale, para que os trabalhadores se posicionem e deliberem sobre a contraproposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021, já de amplo conhecimento da categoria através de comunicados da própria empresa.

Estaremos coletando os votos secretos de todos os trabalhadores, com a categoria tendo plena consciência do que representa o novo Acordo Coletivo de Trabalho nos termos negociados com a empresa, que apresentou na segunda-feira, 9 de novembro o que chamou de “proposta final”.

Tivemos um avanço importante na contraproposta patronal, que evoluiu de uma tentativa de arrocho nos salários e a intenção de não atualizar o valor dos benefícios econômicos, principalmente o cartão alimentação, sobre o qual queria um reajuste ZERO.

A primeira proposta econômica, que recusamos na mesa, pretendia aplicar apenas 2,72% nos salários e conseguimos elevar o reajuste para 4,5%, mesmo índice a ser aplicado nos valores de benefícios econômicos. O cartão alimentação também foi beneficiado, passando de R$ 760,00 para R$ 790,00.

Antes destas propostas econômicas, já havíamos garantido a manutenção de todos os benefícios do atual acordo coletivo, nos tranquilizando por termos direitos como o plano de saúde AMS, de ampla cobertura e ônus quase integralmente bancado pela empresa, constituindo-se como nossa maior conquista.

propostaDesde o início discutimos com os trabalhadores e pressionamos a empresa sobre alguns pontos imprescindíveis para este acordo, como a garantia de emprego, a proteção de nosso plano de saúde, o reajuste do cartão alimentação e a manutenção de todos os direitos até agora estabelecidos. Não poderíamos admitir nenhum corte de direitos ou arrocho nos salários e benefícios econômicos.

Conseguimos avançar nas negociações de forma muito positiva, conscientes do grave momento que vivemos com ameaças aos direitos trabalhistas, desemprego em massa e a terrível pandemia de coronavirus.

Os trabalhadores são convocados para deliberarem sobre esta proposta com sua plena consciência dos resultados que obtivemos em nosso trabalho e na luta pelos direitos coletivos.

          

[+] Veja mais notícias              Voltar para página inicial