Diversos funcionários da Vale pertencentes as áreas transacionais serão desligados da empresa. O objetivo da negociação em curso com a IBM, visa somente à redução do custo de produção e a desvalorização da mão de obra. Em nenhum momento a situação do trabalhador foi discutida com preocupação e seriedade.
Mais uma vez fica evidente a necessidade dos trabalhadores se organizarem.
É importante ressaltar que os setores que sofrem com esse ataque é composto de pessoas que preferem a distância do Sindicato (não deixaram a entidade intervir e representá-los) e se negam a pagar as contribuições assistencial e confederativa, essenciais para a manutenção da entidade. Além disso, quase 100% da área não é sindicalizada, ou seja, organizada.
Diante desse cenário, fica difícil para o sindicato assumir uma representatividade de quem não quer ser representado. Entretanto, o METABASE-BH cumprirá o seu papel social, denunciando o descaso da Vale com os trabalhadores, buscando lucrar com o desemprego e com a redução dos custos trabalhistas.
Será que o trabalhador terceirizado, com um salário menor e com condições de trabalho inferior aos funcionários diretos, irá produzir da mesma forma?
Aumento de receita se faz com capacitação, inovação e investimento, e não por meio da exploração.