Por várias ocasiões denunciamos o avanço da terceirização na Vale, da qual acreditamos que o processo sofre infuencias de verdadeiras quadrilhas. Por mais triste que seja, ainda temos esperanças que a empresa reconsidere essa covardia que, entre outras coisas, submete trabalhadores a condições inadequadas, retira direitos e gera todo tipo de insegurança aos funcionários.
Para se ter uma ideia, são mais de 100 empresas contratadas operando na Vale, afetando mais de oito mil e quinhentos trabalhadores. Tudo isso passa e é acompanhado de perto pelos gerentes e coordenadores, que são os principais responsáveis para coibir ou permitir a continuidade desse crime na Vale.
O METABASE-BH reafirma que não será mais tolerado a prática de assédio moral na Vale. O Sindicato vem recebendo diversas denúncias de trabalhadores que estão adoecendo em função de práticas inaceitáveis de supervisores carrascos.
Entendemos que não adianta mudar o supervisor de turno ou de setor, se ele continuará com a mesma personalidade. O chefe que não sabe tratar seus comandados precisa ser trocado imediatamente.