No primeiro dia de novembro passado, nosso Sindicato se despediu do companheiro Sebastião Alves de Oliveira, o Tiãozinho, que fez história na condução da entidade, pelo seu jeito explosivo diante dos patrões para defender direitos e maestria na articulação para construir acordos vitoriosos, sem deixar de ir para o campo da luta, como em greve realizada contra a Vale nas minas de nossa base, com adesão plena dos trabalhadores.
Tiãozinho se notabilizou pela defesa incondicional dos empregos, da mineração, como atividade imprescindível para gerar rendas e influir decisivamente na capacidade de investimentos dos municípios onde atua.
A defesa dos trabalhadores se misturava com a participação efetiva das licenças ambientais responsáveis, com rigorosa política de proteção, entendendo a atividade que deu o próprio nome de Minas Gerais como a principal força propulsora do nosso desenvolvimento econômico e social.
Tiãozinho deixa o exemplo da busca do entendimento, de eficiência nas negociações, mas resguardando a mobilização e participação no Sindicato para impedir que as empresas descumpram acordo e garantam condições humanas de trabalho.