Trabalho
TERCEIRIZAÇÃO PARA AUMENTAR A EXPLORAÇÃO E CORTAR DIREITOS
sem imagem

As ameaças de terceirização voltam a assombrar os trabalhadores na Vale. Como sempre fazem às vésperas destas tragédias, disparam a circulação dentro da empresa de “balões de ensaio” sobre demissões de trabalhadores protegidos em seus direitos por acordos coletivos com os sindicatos e contratação de terceirizados, que não usufruem dos mesmos direitos e nem das mesmas condições de trabalho.

A prática patronal covarde usa gestores, supervisores e chefes que enxergam os companheiros de trabalho apenas como números, para arrancar o máximo de rendimento em sua ação exploratória de mão de obra, com metas desumanas e nenhum apreço pelo sofrimento de suas famílias, que dependem do trabalho decente, com proteção à saúde e a própria vida para produzirem.

Estes balões de ensaio de terceirização podem servir a dois objetivos: causar o pânico para estimular maior produção ou identificar o clima entre os trabalhadores, a resistência dos sindicatos e de ações mobilizadoras contra a precarização das condições de trabalho.

Lembramos uma iniciativa do METABASE BH no final de 2018, quando denunciamos a terceirização em massa na empresa, tornando inseguras as condições de trabalho e logo no início de 2019 sofremos com a “Tragédia de Brumadinho”, que ceifou a vida de tantos companheiros. Historicamente, os piores acidentes no trabalho e o registro de mortes acontecem regularmente com trabalhadores terceirizados, sem treinamento de segurança e saúde e, muitas vezes, até sem os EPIs adequados.

Deixamos claro que não aceitaremos o aumento da precarização das condições de trabalho e que lutaremos com todo o rigor contra a substituição de trabalhadores com direitos por outros para serem explorados quase ao nível da escravidão. Mobilizaremos a categoria e denunciaremos esta prática em todas as instâncias de fiscalização, desde o Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e cobraremos iniciativas dos governos do Estado e Federal para impedir novas mortes e tragédias pela exploração sem freios.

          

[+] Veja mais notícias              Voltar para página inicial