A direção do METABASE BH recebeu na sede do Sindicato o diretor de RT da Vale, João Batista Franceschini, acompanhado dos RTs, o gerente Denis Pedrosa e Leandro Leite, seguindo o roteiro de reuniões periódicas com a empresa, para tratar de questões dos ambientes de trabalho e buscar soluções para necessidades coletivas dos trabalhadores.
NÃO ADMITIMOS CORTE DE CUSTOS
Declaramos nossa preocupação com dois pontos discutidos: a política de redução de custos e a terceirização, manifestando o receio de impactos no nível de empregos.
O diretor da Vale afirmou que a empresa está com um custo muito mais alto que as demais mineradoras. “De forma geral, precisamos conter os custos, eliminar desperdícios, fazer uma gestão para evitar fraudes. Citou vários procedimentos de saúde cobertos pela AMS que passaram a exigir autorização, para «fechar a torneirinha do mau uso», afirmou.
Deixamos claro, no entanto, que não podemos admitir demissões a título de conter custos, situação penaliza pais de família e sufoca quem permanece na empresa com sobrecarga de trabalho e tão pouco aceitamos prejuízo aos benefícios conquistados em acordos coletivos.