A Vale frustrou a expectativa de todos os trabalhadores na primeira reunião efetiva de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2019. A empresa praticamente reproduziu o conteúdo de vídeos e informações preliminares sobre alguns pontos que ela gostaria de tratar nas negociações.
Além da garantia de todas as conquistas da categoria, como plano de saúde, cartão alimentação e demais benefícios sociais, o Sindicato vem cobrando insistentemente que a empresa dê a garantia de emprego a todos os trabalhadores. Após o grave episódio de janeiro deste ano, de ser condenada a reparar danos com indenizações que ela mesma se esforça em valorizar ao máximo e mostrar seu compromisso social, a empresa não aplica a mesma atenção para os trabalhadores. Além das nossas conquistas, nosso maior patrimônio são os empregos dos trabalhadores e cobramos da vale a garantia de não aplicar políticas de demissões. Não podemos viver em pânico sem saber se nossa família terá alimentação na mesa, se não tivermos a garantia ao nosso trabalho, que não sejamos instrumentos de contenção de custos em função de problemas e responsabilidade de gestão.
Apontamos vários problemas vividos pelos trabalhadores, a começar pela grande dificuldade de ter acesso aos medicamentos previstos em nosso Acordo Coletivo. Exigimos a manutenção de direitos e a melhoria na administração dos benefícios.
Na próxima semana, dias 5 e 6, a Vale deve apresentar sua proposta para os salários e demais itens econômicos.
No verso do boletim, descrevemos os pontos propostos pela empresa para as claúsulas sociais.