Negociações Salariais
ACORDO COLETIVO É APROVADO COM GANHO REAL NOS SALÃÂRIOS E GARANTIA DE DIREITOS
sem imagem

A categoria aprovou o novo Acordo Coletivo de Trabalho, que passou a vigorar desde o último dia 1º de novembro/2019. A decisão foi tomada de forma unânime por todas as assembleias realizadas pelo Sindicato, com ampla participação dos trabalhadores e pleno esclarecimento sobre a proposta global de acordo, que garante todas as conquistas da categoria, e avança com ganho real nos salários, além de recuperar o valor dos benefícios pela variação plena do INPC.

Devemos considerar que este é mais um Acordo Coletivo histórico dos trabalhadores com a Vale, se considerarmos o grave momento vivido pela empresa, condenada a indenizações milionárias e tendo sua imagem brutalmente desgastada após a tragédia de Brumadinho. Além de superarmos esta situação, que levou muitos de nós a temer por um resultado muito ruim nas negociações com a empresa, o Acordo Coletivo foi histórico principalmente porque manteve as conquistas da categoria e não sofremos qualquer prejuízo nas cláusulas de caráter econômico dos nossos direitos estabelecidos nos acordos anteriores.

De forma alguma, não podemos resumir o valor do nosso Acordo Coletivo apenas no ganho real de salários, que superou o INPC de 2,55% com um reajuste de 3,5% e nem na garantia de reajuste de todos os benefícios pela variação da inflação. Além desta importante condição, não sofremos nenhum prejuízo nos direitos conquistados e ficamos protegidos de uma previsão pessimista de que a empresa poderia implementar cortes profundos em razão dos compromissos financeiros emergencialmente assumidos com as decisões judiciais para reparar prejuízos da tragédia de 25 de janeiro deste ano.

          

[+] Veja mais notícias              Voltar para página inicial