A diretoria do METABASE-BH obteve uma importante conquista com a implantação do turno de 11 horas na Vale, desejo antigo dos trabalhadores. Agora, o Sindicato luta para que esse regime seja uma tendência na empresa em escalas que operam com turno de revezamento.
O objetivo é proporcionar aos trabalhadores uma jornada de trabalho humanizada, que conceda ao funcionário a condição de conviver com a família e intensificar suas relações sociais.
Diversos estudos já demonstraram que os trabalhadores que exercem jornadas mais flexíveis, com disponibilidade de tempo para o convívio familiar, para o lazer e para o descanso, conseguem render com mais eficiência, diferente do funcionário que é submetido a uma carga horária elevada, da qual a empresa se torna a sua própria casa.
O presidente do METABASE-BH, Sebastião Alves de Oliveira, lembra que muitas famílias entram em crise pelo simples fato de não existir uma adequação entre o emprego e a vida social das pessoas. "Turnos como esse de 11 horas, é uma ferramenta para evitar a dissolução das famílias. Por isso, o Sindicato brigou tanto pela sua implantação.
Agora, temos que estender aos demais trabalhadores e, com isso, estabelecer uma relação de trabalho mais humana e digna para todos", defende.
A diretoria do METABASE-BH está em conversas constantes com a empresa, cobrando as devidas adequações. Mesmo estando fora da data-base, o Sindicato entende que são discussões essenciais para o dia a dia dos trabalhadores.